HOME!

Porque só há uma!

 

Na semana em que regressei a casa, partilho um filme que vi durante a viagem de volta ao mundo. Porque fiz parte dele, estive em sitios que aparecem no filme e porque este é o meu blog e tenho de partilhar!

 

Ter vivido na China e ter tido a possibilidade de fazer esta viagem, deu-me a conhecer, e em alguns casos a viver, uma realidade muito diferente daquela que discutimos por aqui, seja neste blog - de moda e por isso de consumismo - seja nas conversas do dia a dia. Ver as atrocidades ambientais que vi ao longo dos últimos anos, in loco, sem ninguém ter de me contar, acreditem que me fez re-avaliar comportamentos e ambições. Por isso sou chata com a reciclagem e personalização de peças que jã têm. Por isso compro tanta coisa vintage ou em segunda mão. A título de curiosidade, e para terem noção do mundo que existe "lá fora", recebi na empresa onde trabalhava em Shanghai, um mail da Forever 21 a pedir uma colecção de casacos com materiais (fibras) recicladas. O mais normal do mundo, pareceu-me. Quando pedi amostras de materiais ao departamento correspondente para assim começar a desenhar, fui chamada ao gabinete do director comercial da empresa onde me questionaram algo como: o que é reciclado? O que significa? Estou a falar de pessoas com 30, 35 anos, curso superior - se isso vale alguma coisa - classe média de uma das mais cosmopolitas cidades do mundo. Foi dos momentos mais chocantes da minha estadia na China. Acreditem que ainda hoje não acredito na pergunta que me foi feita.

 

No Japão e na China, cada bolacha cream creacker ou cockies ou queques vêm numa embalagem individual de plástico (CADA BOLACHA!!!) dentro de outra igualmente em plástico. A fruta não se vendo ao quilo, mas sim individualmente, e cada maça, cada laranja, cada limão, são envoltos em papel celofane, para ficarem mais bonitos, ou colocados em bandejas de plástico de 2 batatas, ou duas cebolas. Os pauzinhos são de madeira... descartáveis! Toneladas de árvores são atiradas ao lixo diariamente! E o plástico que envolve tudo o que se consome é muitas vezes atirado ao rio, como vi fazerem na China, na Indonésia e principalmente na India.

 

Este fim de semana, vejam este filme. Está completo, no YouTube. Foi produzido - ironicamente - pelo PPR Group, proprietario da Gucci, Yves Sant Laurent , Balenciaga, Alexander McQueen, Stella McCartney, La Redoute, Puma, Fnac, e outras tantas marcas mais e é um retrato muito real do nosso belissssimo mundo, da nossa casa, a única que temos! Estive em muitos dos locais que aparecem, gostava de voltar, gostava que os meus filhos tivessem a oportunidade de os ver, gostava que todos assumissemos de vez a nossa parte desta responsabilidade.

 

"O mundo é um lugar muito perigoso, não tanto pelas pessoas que fazem o mal, mas sim pelas que se sentam, passivas, a ver o que se passa."Albert Einstein:

 

Um beijinhos a todos.

Bom fim de semana!

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Marta às 17:31 | link do post | comentar | partilhar